Fonte: OpenWeather

    Saúde na cabeça


    Com que frequência e como se deve lavar os cabelos?

    Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Não é bem assim, em alguns casos é até recomendado

    Não é qualquer produto que você pode usar nos seus cabelos, consulte um profissional | Foto: Reprodução

    Manaus - Lavar o cabelo com shampoo e condicionador é um hábito comum que praticamos em casa, mas será que existe uma frequência certa para realizar a higiene do couro cabeludo e dos fios? Quantas vezes na semana devemos fazer essa limpeza? O Portal EM TEMPO bateu um papo com especialistas que esclareceram sobre assunto. 

    A dermatologista Danielle Cristine Westphal, ressalta que deve ser respeitado na hora de decidir em qual momento lavar ou não é a descamação do couro cabeludo e outros sintomas como coceira local.

    "O fato de não respeitar esses sinais na hora de lavar os fios pode acarretar em algumas doenças do couro cabeludo como a piora da dermatite seborreica (caspa), psoríase do couro cabeludo (doença inflamatória) e doenças fúngicas locais (causadas por fungos)", explica.

    As atitudes para ter um cabelo saudável começam na lavagem
    As atitudes para ter um cabelo saudável começam na lavagem | Foto: Marcio Melo

    Outra coisa que pode interferir na mudança dos períodos de lavagem tem relação com a saúde e os hormônios, como orienta a especialista na área.

    "Esse grau de oleosidade dos fios e do couro cabeludo também podem variar num mesmo indivíduo devido a problemas sistêmicos hormonais, assim como vivência de períodos de estresse emocional nos quais é normal um aumento local da oleosidade", diz.

    Lavar quantas vezes?

    Os homens possuem cabelos diferentes das mulheres
    Os homens possuem cabelos diferentes das mulheres | Foto: Reprodução

    A cabeleireira profissional Glenda Azevedo, dá dicas para o cuidado com os cabelos e o couro cabeludo. “Por nosso clima ser quente e úmido recomenda-se lavar o couro cabeludo a cada dois dias ou de três em três dias, mas isso é algo que varia bastante devido aos tipos de pele e couro cabeludo. Se for oleoso, dois em dois dias é o ideal. Se for seco, no máximo duas vezes por semana”.

     Para as pessoas que possuem química nos cabelos é preciso ter um cuidado especial e diferenciado na lavagem, conforme explica a profissional.

    A lavagem de cabelos com química merece atenção especial
    A lavagem de cabelos com química merece atenção especial | Foto: Reprodução

    “Existe uma variação também dependo de procedimentos químicos feitos no cabelo. Pessoas com progressivas têm tendência a ter o cabelo mais oleoso, então indicamos a lavagem de dois em dois dias ou se possível de três em três", diz.

    Dúvidas em relação aos períodos de lavagem e quais produtos usar é necessário a busca por um profissional da área.

    “Uma dica importante é procurar shampoos com pouco álcool. Nós costumamos comprar shampoos por cheiro, mas isto não é o correto, quanto mais cheiro, mais álcool terá e isso prejudica os fios", explica.

    Glenda explica que a lavagem deve ser de forma correta. Lavar o couro cabeludo e não apenas os fios do comprimento.

    “O couro cabeludo produz todos os nutrientes necessários. O que não recebe tanto nutriente assim são as pontas e o meio do cabelo, por isso devemos utilizar apenas o condicionante e máscara no comprimento dos fios”, ressalta a profissional.

    Mas, e os homens?

    cabeleireiro Klysmann Baruck, 25
    cabeleireiro Klysmann Baruck, 25 | Foto: Reprodução

    Se é do tipo de cara que nunca ligou muito para lavar corretamente o cabelo, sem se importar com a frequência certa com que deve usar shampoo nos fios, está na hora de ficar mais atento a isso.

    Por terem o cabelo mais curto, os cabelos e couro cabeludo tendem a ser mais oleosos. Os especialistas recomendam para os homens que soam bastante na cabeça, lavar com shampoo todos os dias e utilizar um bom condicionador para o cabelo não ressecar.

    Os especialistas ainda recomendam não dormir com o cabelo suado, principalmente quem deseja combater as caspas e a calvície, porque a sujeira entope as raízes de onde nascem os fios.

    É importante ressaltar que os cabelos dos homens não são iguais aos das mulheres. As diferenças estão em camadas e até a fragilidade. Para quem gosta de gel e pomadas para arrumar o penteado é preciso que os produtos sejam sem álcool e usados sem exagero.

    O cabeleireiro Klysmann Baruck, 25, conta que a atenção dos homens para o visual tem aumentado e a procura pelos profissionais na hora de cuidar dos cabelos é essencial.

    “Para os homens que são mais vaidosos e querem um tratamento mais intenso, o ideal é procurar um profissional para fazer um cronograma capilar como se fosse uma agenda de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. A escolha do shampoo ideal para o tipo de cabelo do cliente e o uso do condicionador é de extrema importância. Os homens tendem a ter menos cuidado e acabam usando somente o shampoo na lavagem", comenta o profissional.

    Mitos sobre os cabelos

    - Cortar as pontas do cabelo faz o cabelo crescer mais rápido.

    O crescimento do cabelo tem a ver com a genética, pois ele cresce da raiz. Quando a pessoa passa muito tempo sem cortar o cabelo eles tendem a ser mais quebradiços e o corte oferece saúde aos cabelos. Uma dica para quem quer o crescimento mais rápido do cabelo é cuidar da hidratação da raiz e cuidados com a alimentação. 

    - Lavar diariamente é prejudicial

    É saudável e higiênico lavar diariamente, principalmente quem tem os cabelos oleosos ou secos.

    Cuidados com Cabelo

    Leia mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!:

    Doação de órgãos: o gesto pode salvar vidas

    Mais médicos são reforçados em mil municípios

    Comentários