Fonte: OpenWeather

    Vídeo impressionante


    Onça pintada atravessa rio no Amazonas e encanta; veja vídeo incrível

    A cena é linda e impressionante, o animal busca atravessar para outra margem na época da segunda maior cheia do Amazonas

     

    As imagens foram gravadas próximo de Parintins, no Amazonas
    As imagens foram gravadas próximo de Parintins, no Amazonas | Foto: Reprodução

    O que muitos não imaginam pode ser comprovado por meio de vídeos. A onça pintada, o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo é um ótimo nadador. Eles passam boa parte da vida nos rios.

    Suas patas, mais curtas e mais grossas, em comparação com o tigre e o leão, possui massas corporais parecidas. Isso ajuda na hora de nadar. 

    Um vídeo foi gravado pelo radialista Gil Gonçalves de Parintins. As imagens mostram a onça atravessando o rio Uaicurapá , na madrugada desta quinta-feira (27). 

      A onça pintada estava no meio do rio, há vários quilômetros da margem. Segundo a narração de uma mulher, o felino estava cansado, mas seguia em busca do seu objetivo, atravessar para a outra margem. O homem que conduzia a pequena embarcação alertou: "Olha a 'onçona' aí".  

    O felino aparece somente com a cabeça a mostra, que pode medir de 19 a 26 cm, mas podem chegar a 27,5 cm ou mais. O rosto do animal é mais largo, principalmente nos machos, e o formato da cabeça mais curto e robusto. Os dentes caninos têm em torno de 17,5 mm a 18,6 mm, mas ocasionalmente podem ter até 23,5 mm. 

    Veja o vídeo:

    As imagens são impressionantes | Autor: Reprodução
     


    O perigo

    Nadar em águas dos rios do Amazonas pode ser um perigo para o animal, apesar da grande habilidade. A onça fica mais ameaçada, por conta de barcos que atravessam a região e ataque de gigantes jacarés e cobras que também percorrem os rios. 

      A onça está classificada como "quase ameaçada". Isso acontece em casos em que a espécie não está ainda em ameaça de extinção, mas está muito próxima. Vários fatores agravam essa situação. Por estar no topo da cadeia alimentar, o animal exerce importante papel no equilíbrio dos ecossistemas.  

    Apesar dos riscos, ao fundo, a natureza complementa o espetáculo e mostra um dos maiores e mais bonitos animais da fauna amazônica. 

    Ataque furioso

    Um vídeo surpreendente mostra o momento em que uma onça ataca sem piedade um cachorro que estava dormindo na frente de uma casa. 

    Nas imagens é possível ver o animal esperando o momento certo para atacar o cachorro que morre, segundos após o felino morder seu pescoço.

    Nas imagens é possível ver também que o sangue rapidamente se espalha pelo local. [

    Veja vídeo:

    veja ataque | Autor: Reprodução
     


    Leia mais:

    Novas imagens mostram onça atacando jacaré

    Vídeo: onça ataca e come cachorro em matagal 

    Comentários