Fonte: OpenWeather

    Ataque


    Jiboia ataca e devora macaco vivo na Amazônia; veja o vídeo

    Cientistas em expedição na floresta flagraram a cena e ficaram admirados com o ataque da serpente

     

    Uma macaca bugio adulta foi devorada inteira por uma jiboia. O momento foi capturado por cientistas brasileiros em expedição na Floresta Amazônica.
    Uma macaca bugio adulta foi devorada inteira por uma jiboia. O momento foi capturado por cientistas brasileiros em expedição na Floresta Amazônica. | Foto: Divulgação

    Uma macaca bugio adulta foi devorada inteira por uma jiboia. O momento foi capturado por cientistas brasileiros em expedição na Floresta Amazônica.

    Divulgada na revista ‘Live Science’, o flagrante foi considerado raro e incrível, já que essas cobras, geralmente, escolhem presas menores como roedores e aves.

    O que mais deixou os cientistas admirados foi como a serpente consegue imobilizar a macaca, animais que são considerados rápidos. 

    A jiboia é uma serpente que costuma matar suas presas por estrangulamento.  Nesse caso, a macaca lutou pela vida, tentando  libertar-se em uma árvore, mas acabou esmagada e engolida viva, posteriormente. 

    Acompanhe ataque no vídeo: 



    Segunda maior cobra do Brasil

    A Jiboia é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo grande porte, entretanto, elas não são tão perigosos quanto parecem.

    As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

    A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

    A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular (veja próxima figura). Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.

    Leia mais: 

    Jacaré é devorado ainda vivo por lontra; veja o vídeo

    Vídeo: cobra invade loja e coloca funcionária para correr

    Sucuri gigante assusta amigos durante mergulho; veja vídeo

    Comentários