Vídeo: Prefeitura de Parintins é obrigada a dar solução em lixão
O Ministério Público ajuizou uma ação em que obriga a prefeitura a solucionar definitivamente os problemas causados pelo lixão a céu aberto da cidade

Manaus- A Prefeitura de Parintins (município distante 369 km de Manaus) foi obrigada, esta semana, pela Justiça Amazonense, a dar uma solução ao lixão a céu aberto, onde é feito o descarte inapropriado dos resíduos sólidos. A ação foi ajuizada nesta segunda-feira (22), depois que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) constatou que a prefeitura de Parintins não cumpriu nenhum dos prazos estabelecidos em termo de ajustamento de conduta assinado em 2013. Como nenhum procedimento foi adotado, seis anos depois a realidade do lixão a céu aberto é de descaso.
O termo de ajustamento de conduta ambiental abrange não apenas a lixeira de Parintins, mas também a lixeira da comunidade de Vila Amazônia, na Zona Rural de Parintins, que até hoje não foi regularizado pela prefeitura do município.
Segundo a promotora de justiça Marina Campos Maciel, a ação foi proposta após laudo do Instituto de proteção ambiental do Amazonas (Ipaam) confirmar o descaso com a situação. O documento também aponta o descarte inapropriado dos resíduos sólidos do município, o que traz riscos à saúde da população.
Assista a reportagem da TV Em Tempo:
Texto Web: Bruna Gabrielly
Edição: Isac Sharlon
Leia mais:
Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!:
Cemitério: desenterrando as histórias de quem já morreu em Parintins