Fonte: OpenWeather

    Empreenda-se


    Quero empreender, por onde começar?

    Não existe uma fórmula mágica para gerar insights de novos negócios e empreender

    Rô Bentes é idealizadora e diretora-presidente da North Business School | Foto: Divulgação

    Empreendedor é alguém que identifica uma oportunidade, a explora e cria um negócio. Portanto, empreender vai muito além da abertura de uma empresa (CNPJ).

    Muitas são as questões que nos dão um certo medo de empreender, pois existem alguns mitos em torno do empreendedorismo – que empreender é um ato solitário (porém não precisa ser assim). Que para empreender é preciso saber de tudo para conseguir gerir adequadamente um negócio (claro que não precisa) e que empreender é uma habilidade que já vem com a pessoa, um “talento nato” (não é bem assim).

    Não existe uma fórmula mágica para gerar insights de novos negócios e empreender, mas, sim, uma boa maneira de se ter uma boa ideia e conhecer suas habilidades, e não ter medo de sonhar grande, ter objetivos fortes.

    Não basta ter boas ideias, elas sozinhas não têm valor: o importante é que elas impactem, transformem e resolvam uma necessidade na vida das pessoas. Destaco algumas dicas interessantes que podem direcionar para começar um negócio de maneira a estruturá-lo de forma simples:

    Pensar menos e observar mais

    Quando destacamos isso, queremos dizer que observar mais as necessidades e problemas que existem, o despertará para identificar as oportunidades e ao mesmo tempo a busca de soluções é quando empreenderá.

    Ideias

    As melhores ideias são aquelas orgânicas, as que crescem de forma natural da experiência das pessoas.

    Uso de ferramentas e metodologias

    Conhecer e fazer uso de ferramentas simples para começar seus negócios e empreender. Tais ferramentas permitirão visualizar com clareza seus negócios. Essas ferramentas podem ser:

    - Brainstorming: O uso dessa técnica oportunizará uma tempestade de ideias que o levará a aflorar a criatividade, soluções e vários negócios potenciais. Ideal utilizá-la como dinâmica de grupo.

    - Design Thinking: É inovação centrada no usuário. É uma abordagem com o objetivo principal de desenvolver experiências de consumo. 

    - Business Model Canvas (ou Lean): É muito usada para planejar o negócio. Ela ajuda a definir um modelo de receita de forma simples e integrada.

    - Plano de Negócio: Após as etapas anteriores (lembrando que não existe receita), a elaboração do plano de negócios fica mais clara de se fazer, pois já terá evidente inclusive seu público-alvo e a área necessária para montar seu estabelecimento.

    Rede de Contatos

    Faça uso de ferramentas digitais e crie perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) mais adequadas para dar visibilidade a seu negócio e busque ampliar sua rede de contatos. A vida é uma rede de relações, quanto mais conectadas as pessoas, mais fortes nos tornamos.

    Busque informação e capacitação

    Em todos os momentos é importante buscar conhecimento. Quando decidimos empreender é extremamente importante. É preciso saber um pouco de tudo: para isso é importante estabelecer relações para troca de conhecimento. Fazer parte de redes para uma conexão e aprendizado é essencial, pois é onde conseguimos estabelecer o networking, participar de eventos, e encontros interessantes, onde se conseguem parceiros estratégicos e muitas outras oportunidades para impulsionar seu negócio.

    Busque mentoria e consultoria

    A qualquer tempo você pode contratar um profissional para dar um direcionamento, porém a sugestão que deixo aqui é fazer uso desses profissionais quando a ideia de seu negócio já estiver consolidada e a certeza da necessidade de fortalecer ações específicas. Há muitos encontros, cursos e eventos gratuitos em que é possível ter acesso a inúmeras orientações com profissionais experientes quando seu negócio está em fase inicial.  

    Empreendedores são talentos que, somados a trabalho, persistência, dedicação e, claro, muita motivação, conquistam o sucesso. Portanto, seu negócio é a figura viva de sua essência, de sua história. O que você precisa é ter coragem e começar. 

    *Rô Bentes é idealizadora e diretora-presidente da North Business School – Escola de negócios com foco em empreendedorismo e inovação. www.northbusinessschool.com.br

    Comentários