Fonte: OpenWeather

    Facções no Brasil


    Pai de policial é morto por não acatar ordem de facção criminosa no CE

    A facção mandou todos saírem de casa e o idoso, de 70 anos, se recusou a sair e foi morto a tiros

     

    O crime pode ter sido motivado também por "vingança"
    O crime pode ter sido motivado também por "vingança" | Foto: Reprodução

    Ceará - Não é apenas no Amazonas que facções brigam por território para a venda de drogas. Pais de famílias são acuados com ameaças e a lei do silêncio opera nas áreas consideradas como "vermelhas". O mesmo acontece em Fortaleza, no Ceará. 

    Três homens foram presos suspeitos de matar o pai de um policial militar, na tarde desta sexta-feira (16), em Fortaleza.

    De acordo com a Polícia Militar (PM), ele não teria acatado a ordem da facção criminosa atuante na área, que expulsou moradores do local e mandou o idoso, de 70 anos, sair da casa onde morava com a família. 

      Equipes da Corporação disseram que o grupo já havia pedido que ele se retirasse da residência várias vezes, mas ele recusava e continuava no imóvel.  

    Na quinta-feira (15), no entanto, um homem que praticava tráfico de drogas foi capturado, e o bando deduziu que o pai do servidor teria entregado para a polícia sobre a venda de drogas no local. Desta forma, acreditam os agentes, o crime teria sido motivado por "vingança".

     

    Ele foi encontrado na casa onde morava
    Ele foi encontrado na casa onde morava | Foto: Paulo Sadat

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Militar e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fizeram diligências depois que o caso foi registrado e prenderam o trio suspeito do assassinato, que foi conduzido à sede da especializada.

    Os três homens foram autuados em flagrante por homicídio qualificado com aumento de pena por se tratar de um familiar de agente da Segurança Pública. O procedimento segue em andamento. 

    Eles fazem as regras

    Além de colocarem medo na população, as facções criminosas fazem questão de divulgar suas regras internas. Na ideologia do crime, desrespeitá-las é vista como traição e consequentemente deve ser severamente combatida para que integrantes não façam o mesmo. 

    A facção Comando Vermelho (CV) enviou um “alerta” para seus integrantes, onde proíbe que membros mantenham relacionamentos com ex-mulheres de filiados da facção.

    “Está proibido ex-mulher de irmão ou de companheiro criminoso se envolver com outros irmãos ou companheiros criminosos”, avisa o post, divulgado pelo RD News. O aviso assina como CV MT, supostamente de Mato Grosso. 

    Executam rivais 

    Ainda no Ceará, duas irmãs gêmeas, identificadas como Amanda e Amália, de 18 anos, foram executadas a tiros por membros de uma facção criminosa. O crime foi filmado e o vídeo compartilhado na internet.

    O assassinato das jovens aconteceu na cidade de Pacajus e, segundo informações, teria sido uma queima de arquivo. Pois, Amanda e Amália, que eram idênticas, estariam se relacionando com traficantes da região.

    Leia mais:

    "Cabeças do Comando Vermelho" são transferidos de RJ para Manaus 

    Bandidos de alta periculosidade seguem livres após fuga em massa

    Comentários