Fonte: OpenWeather

    Tráfico de Drogas


    'Tio Patinhas', traficante mais procurado do AM, é preso em PE

    Número um do Comando Vermelho, o traficante foi capturado em um apartamento de luxo em Barra de Jangada

    Tio Patinhas foi capturado em um apartamento de luxo em Barra de Jangada, que fica no interior de Pernambuco | Foto: Divulgação

    Manaus - O traficante mais procurado do Estado Amazonas, Clemilson dos Santos Farias, conhecido como "Tio Patinhas",  foi preso neste fim de semana no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. 

    Identificado como líder de uma facção criminosa que atua no Amazonas, ele está ligado a dezenas de homicídios registrados em Manaus, com características de execução.

    Após a "Operação Mirante", deflagrada pelo Batalhão de Choque de Pernambuco, com apoio da inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Clemilson  foi preso em um apartamento de luxo no bairro Barra de Jangada, no litoral pernambucano. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado solicitado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), no Amazonas, há cerca de 20 dias.

    Líder de uma facção do Amazonas foi preso em Pernambuco
    Líder de uma facção do Amazonas foi preso em Pernambuco | Foto: Divulgação

    "Tio Patinhas" estava com a esposa e foi capturado no momento em que deixava o condomínio em que estava morando. Dentro do apartamento, foram apreendidos diversos equipamentos de informática e cadernos com anotações do comércio do tráfico no Amazonas.

    Segundo o secretário executivo de Inteligência, Herbert Lopes, a prisão do traficante possibilitará a elucidação de diversos homicídios cometidos na capital amazonense e que são decorrentes da disputa entre facções pelo domínio de bocas de fumo.

    Investigações

    As investigações apontam que Clemilson mantém conexão com o traficante Gelson Carnaúba, ambos da mesma facção criminosa. Carnaúba está cumprindo pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

    De acordo com a SSP, O traficante deve vir para Manaus nesta semana. Ele responde processo por porte ilegal de arma de fogo, tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa e por homicídios.

    Leia também: Homem é encontrado morto com cartaz no rosto: 'Devia Tio Patinhas' 

    Conexão com Comando Vermelho 

    Clemilson é considerado o número um da facção criminosa Comando Vermelho. Segundo informações, sua principal missão era de tomar a área do tráfico da facção criminosa Família do Norte (FDN).

    A Polícia Civil do Amazonas já investigava o paradeiro do 'Tio Patinhas' por tráfico de drogas e vários crimes. De acordo com a assessoria, foram quatro meses de investigações da SEAI até a prisão

    'Tio patinhas' já havia sido preso uma vez em 2015 em um sítio no Pau Rosa km 21 da Br 174, rodovia que liga Manaus à Boa Vista. No local foram apreendidos um fuzil, 15 bananas de dinamite, um escopeta calibre 12 e drogas.

    Segundo fontes, Tio patinhas teve desentendimentos com a FDN, e de acordo com informações, romperam alianças. Por conta disso, várias mortes aconteceram pela disputa de território. As principais vítimas do massacre ocorrido no Amazonas no início de 2017 era da facção Comando Vermelho (CV). 

    Leia mais: 

    Homem morto em Autazes pode ter sido executado por membros da FDN

    Em revanche, membros da FDN tentam invadir toca do "Tio Patinhas" 

    Briga entre facções Comando Vermelho ameaça FDN com funk no Amazonas

    Comentários