Fonte: OpenWeather

    Audácia


    Vídeo: integrantes da FDN exibem armas para intimidar rivais em Manaus

    Durante o registro os homens fazem apologia ao “Mano Z”, como é conhecido um dos líderes da FDN, o narcotraficante "Zé Roberto"

     As imagens foram gravadas na invasão Monte Horebe, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital
    As imagens foram gravadas na invasão Monte Horebe, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital | Foto: Reprodução

    Manaus - Criminosos, que se intitulam integrantes da facção criminosa Família do Norte (FDN), gravaram um vídeo exibindo armas para intimidar grupos rivais que disputam territórios do tráfico de drogas em Manaus. As imagens foram gravadas na invasão Monte Horebe, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital, região considerada área vermelha e dominada pelo grupo criminoso. As informações foram repassadas pelo comandante da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major Bruno Pereira.

    De acordo com Pereira, a equipe policial já tem a identificação de alguns dos homens que aparecem no vídeo. Ele informou, ainda, que devido a localidade ser de difícil acesso os policiais têm limitações para fazer patrulhamento na invasão.

    “São homens conhecidos, que inclusive já foram presos várias vezes. “O objetivo deles é gravar vídeo e fazer virilizar, transmitir ostentação. Eles estão naquela região onde as viaturas têm dificuldade de realizar policiamento por causa da geografia. É um lugar de muito barro e nesse período de chuva tem muita lama. A polícia está presente, mas devido a área não ser urbanizada e com a rede de olheiros que eles possuem, o policiamento ostensivo e preventivo, no momento, não está conseguindo realizar as prisões”, disse o major em entrevista ao Em Tempo na quarta-feira (29).

    Apologia

    Durante os 38 segundos de vídeo, é possível visualizar pelo menos cinco homens armados com revólveres e apontados para o alto. As imagens são gravadas de um celular, por um sexto integrante do bando, que ordena os membros a soltarem fogos de artifícios.

    No decorrer do registro, os homens fazem apologia ao “Mano Z”, como é conhecido um dos líderes da FDN, o narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”.

    Confira o vídeo

    Vídeo foi gravado na Zona Norte de Manaus, diz polícia | Autor: Divulgação
     

    Em um trecho da gravação é possível identificar que o local fica a poucos metros do residencial Viver Melhor, onde segundo o comandante da 26ª Cicom o policiamento está normalizado.

    “Essa situação é na invasão, que cresceu de forma desordenada e está sem controle. O policiamento preventivo e ostensivo na região urbanizada do Viver Melhor está garantido. Para combater esses criminosos exige um esforço especializado tanto da parte de inteligência, quanto da parte repressiva com tropas especializada para esse tipo de deslocamento de operações especiais”, justificou o major.

    SSP-AM

    A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou, por meio de nota, que está investigando todos os vídeos e áudios que circulam em aplicativos de mensagens e internet.

    "Além do trabalho de inteligência, a Polícia Militar realiza desde terça-feira (28), a 'Operação Fecha Quartel', que está em campo patrulhando todas as zonas da cidade. A SSP-AM ressalta, ainda, que a população pode fazer denúncias para o 181 da secretaria de forma anônima, auxiliando no trabalho do sistema de segurança", diz a nota.

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais

    Após chacina, 'racha' na FDN gera conflitos fora das cadeias em Manaus

    Rastro de sangue: três homens são mortos em área vermelha de Manaus

    Homem é executado a tiros em área vermelha da Zona Norte de Manaus

    Comentários