Fonte: OpenWeather

    Dados


    Cai o número de roubos e furtos de veículos em Manaus, diz polícia

    De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, os primeiros sete meses de 2019 registraram queda nesses tipos de crime

    Queda nos crimes é resultado do trabalho integrado das polícias civil e militar, diz delegado | Foto: Divulgação

    Manaus - De janeiro a julho de 2019 houve uma redução no número de veículos roubados e furtados em Manaus. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a queda foi de 35% nos crimes de roubo e 14,5% em furtos em relação ao mesmo período do ano interior. No período, as polícias recuperaram 1.427 veículos, uma média de oito veículos devolvidos aos proprietários diariamente. 

    Até julho, o número de furtos totalizou 1159 ocorrências, contra 1358 do ano passado. Com maior retração, os roubos totalizaram 1298 casos, contra 1998 de janeiro a julho de 2018. 

    A queda foi de 35% nos crimes de roubo e 14,5% em furtos  de veículos em relação ao ano passado
    A queda foi de 35% nos crimes de roubo e 14,5% em furtos de veículos em relação ao ano passado | Foto: Divulgação

    De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), a melhora dos indicadores decorre do trabalho integrado entre as polícias militar e civil. “As operações que temos deflagrado no decorrer do ano ajudam nessa diminuição, pois visam retirar de circulação pessoas relacionadas a organizações criminosas especializadas em realizar os roubos e furtos, adulteração, clonagem de veículos” disse. 

    Segundo o delegado, em alguns casos, criminosos ligados ao tráfico de drogas e homicídios encomendam os veículos de quadrilhas. “Certas quadrilhas são especializadas na atuação com o dispositivo Chapolin, que bloqueia o sinal do travamento das portas. É interessante que o proprietário, ao sair do veículo, se certifique de que sua porta esteja, de fato, travada e não se confie apenas no travamento eletrônico do controle” ponderou. 

    Delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos
    Delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos | Foto: Divulgação

    Túlio orienta que a população adote medidas de segurança para não ser vítima desses crimes. Antes de entrar em casa, é preciso se certificar de que o local está seguro e procurar identificar qualquer pessoa suspeita na área. Nesses casos, é importante acionar imediatamente a polícia. 

    Denúncias que possam levar a polícia a captura de criminosos podem ser feitas de maneira anônima ao disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública, o 181. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia.  

    *Com informações da assessoria 

    Comentários