Fonte: OpenWeather

    FDN


    Vídeo: líder da FDN forneceu armas para confronto com 17 mortos

    O preso conhecido no mundo do crime como "Ak", em referência ao fuzil AK-47, arma utilizada em guerras, é apontado pela PM como o fornecedor das armas utilizadas durante o confronto no Crespo. Ele foi preso com o comparsa

    Assista a reportagem | Autor: Waldir Adriano/ TV Em Tempo

    "AK" e Luciano foram apresentados no 14º DIP
    "AK" e Luciano foram apresentados no 14º DIP | Foto: Reprodução

    Manaus - Alex de Souza Façanha, de 37 anos, mais conhecido no mundo do crime como "AK", uma referência ao fuzil AK-47, uma das mais utilizadas em situações de conflitos e por traficantes em todo o País, foi preso na noite desta quinta-feira (7). De acordo com a Polícia Militar, ele é o principal fornecedor de armas para facções que atuam no Estado.

    Inclusive, seria ele o responsável por distribuir as pistolas e revólveres utilizados durante o confronto no bairro Crespo, que terminou com 17 integrantes da Família do Norte (FDN) mortos

    Alex não foi preso sozinho. Junto com ele, os policiais prenderam o seu braço direito, identificado como Luciano Lopes Lavor, de 24 anos. A prisão da dupla ocorreu na rua Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

    Ak ( de blusa preta e rosa) foi preso junto com o comparsa
    Ak ( de blusa preta e rosa) foi preso junto com o comparsa | Foto: Divulgação/PM


    O tenente Fernandes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), que esteve na frente da operação, contou que a guarnição estava em patrulhamento quando avistou Alex e o comparsa dentro de um carro, modelo Siena, de cor vermelha. Alex já era procurado e foi reconhecido imediatamente. Os policiais decidiram abordar a dupla e encontraram uma arma dentro do veículo.

    “AK é conhecido por fornecer armamento pesado para as facções. Nós já imaginávamos encontrar alguma coisa com ele. Inclusive, no celular dele haviam várias fotos de armas do seu arsenal particular. Ele disponibilizou armas para o episódio que terminou com várias mortes no Crespo, no último dia 30 de outubro", relatou o tenente.

    Após a abordagem, a dupla levou os policiais até uma casa, no Novo Aleixo, onde uma segunda arma foi localizada. As demais armas do arsenal de "AK" não foram encontradas, mas a Polícia Civil deve investigar a origem e o paradeiro delas. 

    As armas apreendidas fazem parte do arsenal de AK
    As armas apreendidas fazem parte do arsenal de AK | Foto: Divulgação


    "AK" era responsável pela contabilidade, distribuição de drogas e armamento para a FDN, principalmente na região da Zona Leste. Ainda segundo os policiais da Rocam, o líder da FDN já possui duas passagens pela polícia: uma por tráfico de drogas e outra por homicídio. Já o comparsa dele possui uma por roubo.

    Os suspeitos foram encaminhados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram apresentados junto com a arma, munições, o carro e o celular com as informações sobre o arsenal. Eles ficarão na unidade policial até os procedimentos cabíveis serem finalizados, e devem passar por audiência de custódia.

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista a reportagem | Autor: Waldir Adriano/ TV Em Tempo
     


    Comentários