Fonte: OpenWeather

    Operação em Manaus


    Vídeo: 3,5 mil produtos falsificados são apreendidos no Centro

    A Apple Internacional acionou a Polícia Civil do Amazonas após identificar que produtos similares às versões originais de iPhones, entre outros itens, estavam sendo comercializados de forma ilegal na capital amazonense

    Foram apreendidos três mil e quinhentos produtos falsificados | Foto: Kennedson Paz

    Manaus- Durante a manhã de segunda-feira (9), às 9h, durante operação em conjunto da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECON), Receita federal, Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon), operação “Maçã Proibida” foi deflagrada em duas lojas no bairro Centro, Zona Sul de Manaus. Na ocasião, foram apreendidos mais de três mil e quinhentos produtos falsificados da marca Apple.

    Segundo informações do delegado Eduardo Paixão, a delegacia de direito ao consumidor foi acionada pela Apple Internacional, sediada na Califórnia. "A empresa destinou um procurador até Manaus e nos passou a denúncia", informou.

    O titular da Decon relatou, ainda, que ambas as lojas foram autuadas administrativamente por agentes da Receita Federal e Procon Manaus. Além disso, os proprietários dos estabelecimentos vão responder por crime contra as relações de consumo e contrabando de produtos falsificados. "Com isso, ambos devem encaminhar a defesa no prazo de dez dias aos órgãos", destacou o delegado.

    Conforme o secretário-interino da Secretaria de Defesa do Consumidor e Ouvidoria - Procon Manaus (Semdec), Rodrigo Guedes,  a falsificação desses produtos, além de crime contra as relações de consumo, também causam prejuízos ao município, pois não há contribuição em cima dos produtos.

    Ainda sobre o caso, o delegado informou que a Polícia Civil preocupa-se não apenas com o consumidor final, mas também com a família. "É completamente perigoso você colocar em sua casa um produto que não passa por regulamentações e pode causar riscos à saúde", explicou. 

    O delegado também informa que durante o período próximo ao Natal, as pessoas devem estar atentas e, caso forem vítimas desse tipo de crime, deverão denunciar por meio dos números (92) 99962-2731 ou  (92) 3214-2264.  Se preferir, pode comparecer à Decon, localizada na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus.

    Confira o vídeo com a reportagem:

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista à reportagem | Autor: Gabriela Moreno/TV Em Tempo
     


    Comentários