Fonte: OpenWeather

    Impasse


    PSD poderá ter prévias entre Hiram Nicolau e Sidney Leite

    Vereador Hiram anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura e concorrerá à preferência do senador Omar Aziz

    Hiram foi o primeiro a anunciar pré-candidatura, mas deve disputar atenção de Omar com Sidney e até mesmo Josué Neto | Foto: Fabiane Morais

    Manaus- A pré-candidatura do vereador Hiram Nicolau pode causar um impasse dentro do PSD, sigla comandada pelo senador Omar Aziz. Acontece que, o parlamentar poderá disputar a vaga de pré-candidato com o vice-presidente da legenda, o deputado federal Sidney Leite, que ainda não confirmou o nome, mas que, em junho, informou que a legenda terá um nome confirmado para o pleito municipal de 2020.

    Sobre o assunto, ele reforça que o partido terá candidato e que, a partir do momento que está na vida pública, pode ser um dos postulantes à vaga de prefeito de Manaus. “Tudo só será definido em 2020”, disse Sidney Leite. O parlamentar acumula três experiências como prefeito da cidade de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), dois mandatos de deputado estadual e está no primeiro mandato de deputado federal.

    Mesmo sem a confirmação da disputa interna, Hiram garante que se sente confiante, caso tenha que disputar prévias com Sidney Leite, no PSD. “Ele já foi prefeito de Maués e tem mandato federal valoroso para o Amazonas. Ele é um grande quadro do PSD, assim como é o deputado Ricardo Nicolau e tem, assim como eu, muito a colaborar para o avanço de Manaus”, explicou.

    Senador Omar Aziz
    Senador Omar Aziz | Foto: Fabiane Morais

    Questionado sobre uma possível recusa do presidente da sigla, o vereador é enfático ao dizer que o primeiro passo para a caminhada é acreditar e que nunca presenciou qualquer ato antidemocrático de Omar. “Nós conversamos e continuaremos a conversar. Essa questão não é decidida de forma abrupta, pela responsabilidade que temos com Manaus. Eu não impus minha candidatura a ninguém, me coloquei à disposição por saber das minhas qualidades e da minha disposição para esse desafio. Formalização é mais para frente”, disse.

    Outro nome de peso que pode entrar na disputa interna do PSD é o do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto. Ele até ensaiou a sua saída da legenda na tentativa de um desligamento amigável, na busca de um partido para chamar de seu. Mas, no início deste mês, ele anunciou a retirada de sua pré-candidatura, após diálogos infrutíferos sobre a desincompatibilização com o senador Omar.

    “Venho conversando desde o dia sete de abril. Naquela ocasião, tive uma conversa com o senador Omar Aziz. Expliquei ao eminente senador a minha vontade de assumir um novo partido, de me desfiliar do PSD por uma razão muito simples, histórica e de técnica política, que é a liberdade em poder formular composições”, comentou Josué Neto à época.

    Vereador Hiram anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura e concorrerá a preferência do senador Omar Aziz
    Vereador Hiram anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura e concorrerá a preferência do senador Omar Aziz | Foto: Fabiane Morais

    O presidente

    No último dia da visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à capital amazonense, ele elogiou e reproduziu o discurso de Josué do último dia 7, sobre a importância do decreto que possibilitou a exploração do milho e a produção de biocombustíveis no Amazonas anunciadas pela empresa Millenium BioEnergia, com investimentos de R$ 4,4 bilhões que vão gerar pelo menos 36 mil novos empregos no Estado.

    “Eu disse a ela que não estava preocupado com desgastes, assinei o decreto e fiquei muito feliz quando vi o presidente da Assembleia [Josué Neto] em um discurso sobre este assunto dizendo que isso traria mais empregos para a região”,
    comentou Bolsonaro.

    Além disso, rodeados de seguidores e aliados do PSL e ex-PSL, Bolsonaro se esquivou de dizer se iria apoiar uma candidatura à prefeitura de Manaus e disse que essa responsabilidade é do governador Wilson Lima (PSC).

    Comentários