Fonte: OpenWeather

    Eleições 2020


    Na reta final, pesquisas apontam David no 2º turno contra Amazonino

    O candidato do Avante cresceu 2,4% nos últimos quatro dias, segundo estudo do instituto Pontual, e 0,8%, conforme a pesquisa Perspectiva

     

    David cresceu 2,4%, segundo a pesquisa do Pontual
    David cresceu 2,4%, segundo a pesquisa do Pontual | Foto: Divulgação

    A cinco dias das eleições municipais, duas pesquisas lançadas nesta terça-feira (10) apontam que Amazonino Mendes (Podemos) terá mesmo que enfrentar David Almeida (Avante) como adversário no segundo turno. Tanto o estudo do instituto Pontual, quanto o da empresa Perspectiva mantêm Amazonino no teto de 30 pontos percentuais, enquanto David segue em linha de crescimento e  como o único que pode vencer Amazonino no segundo turno.

    Nos últimos quatro dias, David cresceu 2,4%, segundo a pesquisa do Pontual. No último dia 6 de novembro, o candidato da coligação Avante Manaus já vinha registrando alta na corrida eleitoral, ao marcar 17,3% e, hoje, conforme o último estudo do instituo, David chegou aos 19,7%. Na mesma linha de crescimento, a Perspectiva mostra que David cresceu 0,8% em relação ao levantamento anterior da empresa e agora marca 18,8%.

    | Foto: Divulgação

    A confirmação do nome de David na disputa do segundo turno ganha força com o distanciamento em relação ao terceiro colocado, o candidato Ricardo Nicolau (PDS). 

    Mais para baixo, José Ricardo, o candidato do PT,   registrou 7,7%, segundo o estudo da Pontual, seguido do Coronel Menezes, com 7,1%. Já no levantamento da Perspectiva, com 13,5%, o petista aparece empatado tecnicamente com Ricardo Nicolau e vem seguido pelos candidatos Capitão Alberto Neto (6,4%) e Coronel Menezes (6,0%).

    Segundo Turno

    Com três cenários de segundo turno desenhado pelo instituto Pontual. David segue como o único com probabilidades matemáticas de vencer Amazonino. No primeiro cenário, dentro da margem de erro de 3%, David aparece com 39,7%, empatado tecnicamente com o adversário, que registrou 41,9%. Os indecisos e os votos brancos e nulos somaram 18,4%. 

    No segundo cenário, Amazonino, com 44,2% das intenções de votos, venceria Ricardo Nicolau que registrou 35,6%, uma distancia de 8,6 pontos percentuais, longe da margem de erro. Aqui os indecisos e os votos brancos e nulos somaram 20,2%. Já no terceiro cenário, com 46,2%, Amazonino também venceria o candidato do PT, José Ricardo, que marcou 31,8%, uma diferença bem maior, de 14,4%. Nessa disputa, os indecisos, brancos e nulos somaram 22%.

    Registro

    A nova pesquisa Pontual foi realizada com eleitores de todos os bairros de Manaus, entre os dias 8 e 10 de novembro. Segundo o instituto, foram entrevistadas 1066 pessoas aptas a votar. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02949/2020 e tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

    | Foto: Divulgação

    A pesquisa da Perspectiva, realizada entre 6 e 8 de novembro de 2020, foi executada com recursos próprios e registrada no TSE sob o número AM-03642/2020, com 1.000 entrevistas em Manaus. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que, se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais: 

    Pesquisa aponta vitória de David Almeida no segundo turno

    David propõe programas de alimentação para famílias de baixa renda

    David promete zerar fila de espera na rede municipal de saúde

    Comentários