Fonte: OpenWeather

    COVID-19


    Deputado pede prioridade na vacina de portadores de Síndrome de Down

    Em proposta ao Ministério da Saúde, via Indicação, o deputado defende que esta inclusão é necessária para evitar mais mortes

    Deputado lamentou a morte de amigos pela Covid-19 | Foto: Divulgação

     

    | Foto: Divulgação

    Manaus - Tendo em vista que neste domingo (21) é comemorado o Dia internacional da Síndrome de Down, o deputado federal José Ricardo (PT/AM) propôs que portadores da síndrome também façam parte grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

    Em proposta ao Ministério da Saúde, via Indicação, o deputado defende que esta inclusão é necessária para evitar mais mortes, “Os cientistas estão afirmando que esse grupo tem um risco quatro vezes maior de internações e dez vezes mais chances de morrer. Não temos conhecimento das estatísticas oficiais. Mas, nesta segunda onda da pandemia aqui no Estado, soubemos de várias mortes envolvendo os pacientes Down", afirmou.

    Um destes casos em especial, Zé Ricardo cita o amigo e assessor, José Carlos Valim, faleceu de Covid, juntamente com seu filho, Thiago, que era Down, "São situações como essas que podem ser evitadas com uma simples vacina. Porém, eles não estão estrategicamente protegidos e nem entre os grupos prioritários. Por isso, estamos nessa campanha de conscientização neste Dia Mundial e nessa luta junto ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado”, declarou.

     A realidade também preocupa a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas (Conede/AM), que também defendem a urgente imunização dessa comunidade.

     

    | Foto: Divulgação

    Neste Dia Internacional, além de celebrar a autonomia desses cidadãos tão especiais, destacou o parlamentar, e dos cuidados sanitários nesta pandemia, como o distanciamento social, lavagem das mãos, higienização dos alimentos e o uso do álcool em gel, a vacina contra a Covid -19 será um importante imunizante para minimizar o risco de desenvolvimento da doença nos portadores Down.

    *Com informações via assessoria

    Leia mais

    ‘Decisão contra a BR-319 é autodeclaração de falência', diz Sidney

    Prefeito é indicado para representar o Norte em Consórcio de Vacinas

    ZFM: O quê comemorar ?

    Comentários