Fonte: OpenWeather

    Reuinião com Moro


    Parlamentares pedem investimento para segurança no Amazonas

    Durante a reunião, Moro falou que deverá vir em breve à Tabatinga, interior do Estado, para conhecer de perto a realidade da tríplice fronteira

    No encontro com ministro, os representantes do Amazonas discutiram formas de coibir a entrada de drogas e armas no Brasil, que entram pela fronteira do Estado | Foto: Divulgação

    Brasília - Em reunião nesta quarta-feira (22) com o ministro Sérgio Moro, parte da bancada do Amazonas solicitou investimentos na área da segurança pública para o Estado. O ministro reuniu em seu gabinete, o senador Omar Aziz, os deputados federais Bosco Saraiva, Sidney Leite e Capitão Alberto Neto para tratar de questões relacionadas à segurança pública. Além dos parlamentares, participaram da reunião a presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpoeam) Viviany da Cruz, a assessora para assuntos legislativos Geiza Rocha e o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Leandro Lima. A conversa teve como objetivo levar a proposta da presidente Sinpoeam, que solicita melhoria para a perícia do Amazonas.  

    No encontro com ministro, os representantes do Amazonas discutiram formas de coibir a entrada de drogas e armas no Brasil, que entram pela fronteira do Estado com outros países. Para o senador Omar Aziz um dos principais problemas a serem resolvidos é o efetivo de homens na defesa das fronteiras e a falta de investimento em tecnologia de ponta para auxiliar no trabalho. O ministro da Justiça e Segurança pública demonstrou disposição em atacar os problemas e manifestou interesse em visitar Tabatinga-AM para conhecer de perto a tríplice fronteira (Brasil - Colômbia - Peru), uma das regiões que mais entram drogas e armas no País. 

    Segundo o deputado federal Bosco Saraiva, Moro informou que pretende colocar em prática o projeto piloto de segurança em seis municípios de médio porte nas diversas regiões do Brasil, com ações conjugadas entre os governos federal, estadual e municipal.

    “Foi uma grande oportunidade de discutir e solicitar ao ministro Sérgio Moro, investimentos na área de segurança para o Estado. O Amazonas precisa de uma cobertura, principalmente, na fiscalização das mercadorias e segurança dos ribeirinhos. Essa é uma questão imprescindível para todos nós”, defendeu o deputado.

    O senador Omar Aziz ressaltou a importância de o Congresso destinar mais recursos para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, afim de possibilitar a implementação de projetos apresentados pelo ministro Sérgio Moro durante a reunião. 

    Nesse contexto, o senador lembrou ainda a falta de um fundo de financiamento de projetos nacionais de segurança pública. Para ele, assim como as áreas da Saúde e Educação possuem o Fundeb e o SUS respectivamente, a segurança pública também precisa ser encarada como um problema nacional e, portanto, ter um fundo específico para financiar programas da área. “É preciso ter um valor mínimo que seja, seguro e sem contingenciamento para que possa ser aplicado no Brasil todo, se não nós não vamos ter segurança”, finalizou o senador.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Arthur Neto discute segurança em Manaus com ministro Sérgio Moro

    Omar Aziz quer que Bolsonaro 'dê nomes aos bois' e explique críticas




    Comentários