Fonte: OpenWeather

    Notas da Contexto


    Crise: "sistema prisional está podre," diz prefeito de Manaus

    — A meu ver, o sistema penitenciário está completamente podre, e os fatos vão provar isso dentro de pouco tempo, disse o prefeito de Manaus ao ministro Sérgio Moro

    A confiabilidade e a confiança do sistema prisional caíram a zero | Foto: Malika

    Sistema penitenciário está podre!”

    Se depender das previsões do prefeito Arthur Virgílio (PSDB), a crise do sistema prisional de Manaus não encerra com a chacina do dia (26) de maio, quando 55 detentos foram mortos.

    Em conversa com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o prefeito vaticinou quem vem coisa mais pesada por aí.

    — A meu ver, o sistema penitenciário está completamente podre, e os fatos vão provar isso dentro de pouco tempo.

    Moral zero

    De acordo com o tucano, com a chacina de maio no sistema prisional de Manaus, a confiabilidade e a confiança caíram a zero.

    Narcotráfico avança

    Arthur também alertou ao ministro Moro que o narcotráfico tem sido o grande mentor da explosão de invasões de terras em Manaus.

    — O narcotráfico está avançando sem que haja uma reação do Estado brasileiro. Parece que essa reação agora vem –, acredita Virgílio.

    Morde e assopra

    A declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a Zona Fanca de Manaus é o que pode se chamar de “morde e assopra”.

    Ao comentar que o parlamento está estudando a redução de incentivos fiscais, Rodrigo arregaçou:

    — Sou fã da Zona Franca de Manaus, mas ela custa muito caro. É importante que a gente fale desse tema com muita transparência –, afirmou.

    Inimigos pra quê?

    Quer dizer, quem precisa de inimigos com um aliado como Rodrigo Maia?

    É só cortar na carne

    Maia também cutucou o custo do funcionalismo público.

    — O servidor público custa muito caro hoje para a sociedade brasileira, custa 67% do que seu equivalente no setor privado.

    Que tal começar a cortar pelos salários e penduricalhos no custo do Congresso Nacional?

    Plano Dubai

    Após ter ciência do Plano Dubai, alternativa econômica à Zona Franca de Manaus em estudo pelo governo federal, o deputado José Ricardo (PT) afirmou que o projeto está sendo vendido como uma alternativa de desenvolvimento da região.

    — No entanto, mais parece uma ameaça direta à continuidade da Zona Franca de Manaus!

    Barbas de molho

    Bem por isso, Zé da Kombi está convocando o Ministério da Economia para prestar esclarecimentos sobre o Plano Dubai, em Audiência Pública nas Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

    Que plano é esse?

    Além disso, o petista está encaminhando ofício ao Ministério da Economia solicitando informações detalhadas sobre esse novo projeto.

    Ramos bate...

    Após criticar o ministro Sérgio Moro nas redes sociais, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) foi alvo de críticas pesadas no Twitter e Instagram.

    ... Mas também apanha!

    A maioria dos internautas cobravam que o parlamentar focasse a reforma da Previdência, da qual é presidente da Comissão Especial.

    Te explica

    Falando em Moro, o Ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro vai prestar esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima semana, dia 19.

    Te explica Moro 2

    A motivação da presença do ex-juiz ao Parlamento é dar explicações sobre o conteúdo das reportagens do site The Intercept Brasil que aponta supostas irregularidades na condução do processo contra o ex-presidente Lula, preso em 2018.

    Polo de segurança

    O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve em Brasília (DF), onde ouviu do secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, que faltam poucos detalhes para que o Amazonas seja anunciado de fato como sede do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte.

    Combate à criminalidade

    O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte será um instrumento de aprimoramento e integração de dados referentes à segurança e implantação de tecnologia no combate à criminalidade.

    Careca nunca mais

    Quase careca até a semana passada, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcel Alexandre (PHS), apareceu com um cabelo de dar inveja a qualquer calvo.

    O fato não passou despercebido entre os colegas.

    Alguns chegaram a comentar baixinho;

    — Ih, com certeza ele comprou uma peruca.

    Apertem os cintos

    O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) assumiu o cargo de secretário-geral da Frente Parlamentar pela Promoção da Aviação na Amazônia, lançada ontem (11), em Brasília.

    Frente voadora

    O objetivo do grupo é fomentar a discussão e buscar soluções para um problema pertinente e recorrente na Amazônia, que é a precariedade da aviação regional.

    Pé de ouvido

    A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) esteve ontem em Brasília (DF), onde visitou o senador amazonense Plínio Valério (PSDB).

    O encontro foi registrado e publicado no twitter do parlamentar, que não revelou, no entanto, o teor da conversa.

    Tuiteiro

    Por falar em Plínio Valério, o senador tem sido um tuiteiro assíduo e tem usado com frequência a rede social para abordar temas de relevância para o Brasil e a Amazônia.

    Quando vereador de Manaus, o tucano pouco usava a ferramenta.

    Leia mais:

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Joana Darc chamuscada no fogo amigo

    Luiz Castro estaria na corda bamba?

    Comentários