Fonte: OpenWeather

    Tratamento de água


    Deputado quer levar tratamento de água a municípios do AM

    A água filtrada,de um projeto aplicado em comunidade de Iranduba, provém de tecnologia alternativa, que não requer energia elétrica para o funcionamento. Deputado Álvaro Campelo quer levar programa a outros municípios

    Deuutado Álvaro Campelo conheceu projeto de tratamento de água em comunidade do município de Iranduba
    Deuutado Álvaro Campelo conheceu projeto de tratamento de água em comunidade do município de Iranduba | Foto: Divulgação

    Manaus - Dados do Ministério da Saúde de 2018 apontam que doenças provenientes da ausência de saneamento e falta de tratamento da água representam 11% das mortes no município de Iranduba, distante 40 quilômetros de Manaus. 

    A mortalidade infantil por diarreia é de 11,53 óbitos por mil nascidos vivos, enquanto a internação por diarreia é de 2,5 internações por mil habitantes. Estes números colocam a cidade de Iranduba, no 15° lugar entre os 62 municípios do Amazonas no que diz respeito à mortalidade infantil por diarreia. 

    O Instituto Rio Negro, organização não governamental que realiza ações em prol da Amazônia, convidou o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), para conhecer o projeto na comunidade de Serra Baixa, no município de Iranduba. O programa, que tem beneficiado 800 pessoas, em relação a qualidade da água consumida, pode também ajudar a outros municípios do Amazonas. 

    Tecnologia alternativa

    A água filtrada vem de uma tecnologia alternativa, que não requer energia elétrica para o funcionamento. A iniciativa tem como objetivo solucionar a escassez de água potável à população da região por meio do ‘Projeto Viver’.

    O parlamentar estadual explicou que os resultados da ação serão apresentados a empresas privadas e prefeituras, no sentido de alinhar parcerias e levar a mesma tecnologia, aos demais municípios do Amazonas.

    "

    “A partir de agora certamente começa um novo tempo para todas as comunidades do Estado. O teste que realizamos comprovou a qualidade e a procedência dessa água. Nos próximos dias, vamos procurar empresas e prefeituras para que, em breve, mais filtros sejam instalados, garantindo uma água de qualidade e, acima de tudo, a vida saudável a toda população”. "

    Álvaro Campelo, Deputado Estadual

    Mais economia e mais saúde

    Para Álvaro Campelo, o ‘Projeto Viver, além de proporcionar mais qualidade de vida à população, também gera economia aos municípios na área da saúde.

    “A cada R$ 1,00 que se investe em prevenção, seja em saneamento, oferecendo água com qualidade, se economiza R$ 4 na área de saúde. Ao invés de as pessoas estarem doentes em hospitais, estaremos evitando assim, que elas na verdade, fiquem doentes", disse Campelo.

    *Com informações da assessoria 

    Edição web: Gláucia Chair 

    Leia mais:

    Álvaro Campelo cobra medidas para regularização da telefonia no AM

    Polícia Federal impede senador Omar Aziz de sair do País

    Nejmi Aziz é presa durante operação da PF no Amazonas


    Comentários