Fonte: OpenWeather

    Investimento


    Canutama ganha UBS Fluvial com recursos de emenda de Eduardo Braga

    As UBSs Fluviais vão garantir o acesso de quem vive em comunidades distantes da sede do município e da capital, a um atendimento humanizado

    Além  dos recursos para a construção da UBS Fluvial, o senador Eduardo também viabilizou recursos para obras de recuperação de vias públicas
    Além dos recursos para a construção da UBS Fluvial, o senador Eduardo também viabilizou recursos para obras de recuperação de vias públicas | Foto: Divulgação


    Manaus -  Os moradores do município de Canutama estão em festa. Nesta sexta-feira (08), a prefeitura da cidade, que fica a 638 km de Manaus, inaugurou a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) "Edézio Gomes de Oliveira", viabilizada com recursos de emenda ao orçamento da União de autoria do senador Eduardo Braga (MDB/AM) junto ao Ministério da Saúde.

     "O povo de Canautama merece ter acesso a um atendimento médico. A saúde básica nos municípios do Amazonas precisa de especial atenção, por conta de sua dimensão continental. Infelizmente o governo do Estado não está fazendo o seu papel. E essas UBSs Fluviais vão garantir o acesso de quem vive em comunidades distantes da sede do município e da capital, a um atendimento humanizado", ressaltou o senador Eduardo.

    Durante a inauguração da UBS Fluvial, o prefeito de Canutama, Otaniel Lyra (PP), destacou o trabalho do senador Eduardo em defesa dos municípios do Amazonas e disse que os moradores de Canautama estão em festa: “É o melhor presente de Natal que o povo de Canutama recebe. A expectativa aqui é muito grande para que se inicie os serviços nas comunidades, que precisam de um atendimento mais próximo do povo".

    Essa é a décima segunda unidade fluvial já garantida pelo senador Eduardo
    Essa é a décima segunda unidade fluvial já garantida pelo senador Eduardo | Foto: Divulgação


    Essa é a décima segunda unidade fluvial já garantida pelo senador Eduardo para levar atendimentos na área da saúde básica às comunidades rurais do Amazonas.

    Este ano já foram inauguradas as UBS Fluviais de Manaquiri, Anori, Boca do Acre, Caapiranga, Codajás, Itapiranga, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba e Tapauá.Outras oito estão em construção para reforçar o atendimento básico em comunidades rurais nos municípios de Amaturá, Nova Olinda do Norte, Juruá, Japurá, Guajará, Eirunepé, Urucará e Ipixuna.

    O principal  objetivo das unidades fluviais é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Amazonas, assegurando atendimentos de saúde de baixa complexidade às populações do interior.

    O principal  objetivo das unidades fluviais é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano
    O principal objetivo das unidades fluviais é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano | Foto: Divulgação


    Cada UBS Fluvial, uma embarcação construída em aço naval com dois pavimentos, é dividida em consultórios médicos, sala de espera para pacientes e alojamento para a equipe técnica. A unidade é entregue toda mobiliada, climatizada e conta com equipamentos hospitalares, onde são ofertados serviços odontológicos, laboratoriais (com coleta de exames preventivos), vacinas e atendimento de clínico geral. Os pacientes também têm acesso a medicamentos básicos mediante receituários prescritos no local. 

    Outras obras

    Além  dos recursos para a construção da UBS Fluvial, o senador Eduardo também viabilizou recursos para obras de recuperação de vias públicas em Canutama,  junto ao Ministério da Defesa, e para a construção da quadra de esportes da cidade. A obra, que está praticamente pronta, é executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Esporte.

    *Com informações da assessoria

    Comentários