PLs que garantem mais saúde à população são aprovados na Aleam
Os projetos apresentados pela deputada Joana Darc (PL) devem seguir para sanção governamental

Manaus - Três Projetos de Lei voltados para a área de saúde no Amazonas foram aprovados na Assembleia Legislativa Estado do Amazonas (Aleam). Com a aprovação, os projetos apresentados pela deputada Joana Darc (PL) devem seguir para sanção governamental.
Para a deputada, a aprovação dos projetos representa um avanço na qualidade de vida dos cidadãos amazonenses, principalmente para aqueles que dependem do sistema público de saúde.
Um dos projetos aprovados prevê a criação de um banco de dados local sobre a doação cruzada de órgãos entre pessoas vivas, o que promove mais transparência entre os doadores e candidatos e contribui com o Sistema Nacional de Transplantes.
“O que nós queremos com esse projeto é incentivar as pessoas para que possam se cadastrar como doadores, dando mais transparência e acessibilidade para o registro nacional”, afirmou a parlamentar.
Outra proposta de Joana que também segue para o Governo é o PL 212/2020 que dispõe sobre a criação de um plano de emergência para a entrega regular de remédios para doentes crônicos durante a pandemia causada pelo Covid-19.
O PL visa excluir a necessidade de deslocamento do paciente até uma unidade de saúde, levando em consideração que os doentes renais fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus.
Outro projeto de Joana foi o PL 462/2019, que assegura aos idosos e deficientes o direito de escolher em qual unidade de saúde deseja receber atendimento, desde que atenda os critérios estabelecidos.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Deputada homenageia Secretária Executiva da Pessoa com Deficiência
Deputada destaca ampliação de atendimentos para pacientes do interior
PL visa orientação sobre abusos contra crianças e adolescentes