Fonte: OpenWeather

    Prefeitura de Manaus


    Prefeito, vice e vereadores de Manaus tomam posse na CMM

    Em seu discurso, o prefeito David Almeida reafirmou seu compromisso com a população manauara; o secretariado do município foi nomeado também neste primeiro dia do ano

     

    David Almeida foi empossado prefeito em cerimônia atípica na Câmara Municipal de Manaus
    David Almeida foi empossado prefeito em cerimônia atípica na Câmara Municipal de Manaus | Foto: Divulgação

    Manaus - A cerimônia de posse dos 41 vereadores, do prefeito e do vice-prefeito de Manaus, para a gestão dos próximos quatro anos, ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a cerimônia fechada, logo após o juramento, o prefeito discursou sobre seu compromisso com a cidade e afirmou que buscará levar às comunidades de Manaus políticas públicas de inclusão social.

    Os vereadores foram os primeiros a realizarem seus juramentos e serem empossados, seguidos pelo prefeito David Almeida (Avante) e pelo vice-prefeito e secretário de infraestrutura do município Marcos Rotta (DEM). A Mesa Diretora estava composta pela filha do prefeito, Fernanda Aryel; pelo vereador Joelson Silva; pelo representante da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Fausto Jr (MDB).; pelo vice-prefeito, Marcos Rotta, e sua esposa, Tecla Auip Caddah; pelo governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub.

    Além destes, também compuseram a Mesa o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues Júnior; o comandante do 9º Distrito Naval, Ralph da Costa; o arcebispo metropolitano de Manaus e vice-presidente do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Steiner; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; o representante do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador eleitoral Fabrício Marques; o defensor-geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz; o superintendente da Zona Franca de Manaus, Algacir Polsin; o Procurador-Geral do município, Marco Aurélio Choy e o presidente da Fecomércio, Aderson Frota.

    Representação

    Em seu primeiro discurso como prefeito, David Almeida saudou todos os vereadores empossados e os membros da Mesa Diretora, e destacou como a sociedade manauara está bem representada, com um parlamento composto por representantes de diversos segmentos sociais, com diferentes origens. O prefeito relembrou que, há 17 anos, nem imaginaria chegar a este momento e reafirmou a importância de ser seguida a Constituição do Estado do Amazonas e a Lei Orgânica do Município.

    "Toda a sociedade manauara aqui está representada. Nós temos representantes de bairros, de segmentos, da educação, de taxistas, posso falar aqui de representantes comunitários, e isso faz com que a democracia seja linda. Nós exercemos o poder pela representação e o povo dessa cidade espera muito de todos nós. Eu só tenho a agradecer à minha cidade, ao meu Deus, pois com ele eu conquistei tudo", declarou.

    Almeida relembrou ainda das vítimas de Covid-19, especialmente sua mãe, Rosa Maria, que faleceu por complicações da doença há pouco mais de um mês, e pediu um minuto de aplausos por elas.

    Baixo orçamento

    Ainda em seu discurso, o prefeito destacou que o maior desafio a ser enfrentado será comandar a cidade com um orçamento R$ 600 milhões menor que o do ano anterior e afirmou ainda que implementará o modelo de gestão da iniciativa privada no serviço público, com a definição de metas e fiscalização para a obtenção de resultados positivos. Almeida afirmou que faltam mecanismos de gestão e de cobrança para que os serviços públicos sejam eficientes. 

    "Temos um desafio muito grande pela frente na nossa prefeitura. O ano é desafiador. Seremos implacáveis com os desperdício, implacáveis com os gastos supérfluos. Temos a obrigação de, com esse orçamento, fazer mais com menos, buscar soluções aos problemas da cidade de Manaus. Eu, Marcos Rotta, nossa equipe, seremos implacáveis com nossos adversários, que são: o mau serviço público, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de atendimento na Saúde, o transporte coletivo de péssima qualidade. Vamos buscar instituir metas e cobrar resultados", destacou David.

    No decorrer da cerimônia, David Almeida reafirmou que foi criado em um "lar cristão", chamou a filha e o noivo, que começou a tocar um hino de louvor e ela a cantar. "O estado é laico, e essa separação tem que fazer, mas o prefeito pela primeira vez é um cristão, é um crente. E eu não perderia uma oportunidade de agradecer a Deus".

    Após a posse, o prefeito seguiu até a sede da Prefeitura de Manaus, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste, para a cerimônia de entrega da chave da cidade de Manaus. Almeida recebeu a chave das mãos do ex-prefeito, Arthur Neto, em um clima amistoso. 

     

    Ex-prefeito realizou a entrega da chave ao atual, David Almeida, momento que contou com a presença da ex-primeira-dama e da filha de Almeida, Fernanda Aryel
    Ex-prefeito realizou a entrega da chave ao atual, David Almeida, momento que contou com a presença da ex-primeira-dama e da filha de Almeida, Fernanda Aryel | Foto: Divulgação

    Nomeação dos secretários

    Todos os 17 secretários indicados pelo prefeito foram nomeados em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (1º), assim como os diretores de fundações públicas. A posse dos secretários ocorrerá em um outro momento. São eles: o Secretário Municipal Chefe da Casa Civil, Tadeu de Souza; a presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulcineia Almeida; o Secretário Extraordinário, João Mendes Júnior; o Procurador-Geral do Município, Marco Antônio Choy; o Secretário Municipal Chefe da Casa Civil, William Dias; o Secretário Municipal de Comunicação, Emerson Quaresma e o Secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Luiz Gonzaga de Souza.

    Além deles, também o Controlador-Geral do Município, Arnaldo Flores; o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra; a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe; o Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino; a Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Jane de Moraes; o Secretário Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Gomes Júnior; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski; o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Renato Magalhães; o Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Sebastião Reis e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

    Leia Mais: 

    Prefeitos eleitos tomam posse em 5.472 municípios e 96 ficam pendentes

    David anuncia novos nomes para secretariado e planos contra Covid-19

    Antes mesmo da posse, David lança ações integradas de infraestrutura

    Comentários