Fonte: OpenWeather

    Imunização


    Braga reforça apelo a Bolsonaro e pede que vacinação priorize o AM

    O senador argumentou que a imunização dos amazonenses seria uma forma de proteger o restante do país da nova variante

     

    Eduardo detalhou ainda o drama vivido pela população amazonense durante a pandemia
    Eduardo detalhou ainda o drama vivido pela população amazonense durante a pandemia | Foto: Divulgação

    Amazonas - O senador Eduardo Braga (MDB-AM) reforçou o apelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao Ministério da Saúde e pediu que o Programa Nacional de Imunizações dê prioridade à vacinação da população do Amazonas contra a Covid-19.

    Em defesa do estado, que vive um colapso na rede de saúde, o senador argumentou, que a imunização dos amazonenses seria uma forma de proteger o restante do país, pois evitaria que a nova cepa do  coronavírus, descoberta na região, se espalhe por outros estados. 

    Na última quinta-feira (4), Braga pediu apoio dos senadores para indicação apresentada por ele em que solicitou a Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o imediato fornecimento de 1 milhão de vacinas ao Amazonas ainda no mês de fevereiro. 

    Na mesma ocasião, o parlamentar apresentou requerimento para recriação da comissão mista (formada por deputados e senadores), que, até o fim de dezembro de 2020, acompanhou as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Além disso, Eduardo confirmou assinatura no pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que sejam apuradas as responsabilidades no combate ao coronavírus no país. 

    Ao presidente recém-eleito do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e aos demais colegas, Eduardo detalhou o drama vivido pela população local diante da pandemia. “Nós últimos 10 meses, o meu Estado perdeu 8.600 amazonenses. Somente em janeiro, foram praticamente três mil que morreram por falta de oxigênio, vacina, leitos e de um socorro médico. Lamentavelmente, isso aconteceu com o conhecimento das autoridades do Estado, municipais e do Ministério da Saúde”, disse o parlamentar, que ainda destacou a alta taxa de mortalidade de Covid-19 no território amazonense, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. “No Brasil é de 108 por cada 100 mil habitantes. No Amazonas, 207 para cada 100 mil habitantes.”

    Para o parlamentar, os dados deveriam motivar as autoridades da pasta a alterarem o Plano Nacional de Imunização (PNI) e, logo, priorizarem a população amazonense sob pena de a variante do coronavírus já identificada no Estado se espalhar, de fato, pela Região Norte e o restante do Brasil. “Seria necessário o fornecimento imediato de um milhão de doses de vacina”, disse Eduardo. 

    *Com informações da assessoria e da Agência Senado 

    Leia mais:

    'Com a BR-319 alcançaremos o desenvolvimento do AM' diz Eduardo Braga

    Eduardo Braga retoma atividades após enfrentar a Covid-19

    Braga solicita fornecimento de 1 milhão de vacinas ao Amazonas

    Comentários