Fonte: OpenWeather

    Liderança


    Deputados se articulam para assumir liderança do governo na Aleam

    Importante elo entre o Executivo e o Legislativo estaduais, a liderança do Governo deve sofrer alteração após licença de Joana Darc

     

    O governador ainda não declarou publicamente sobre a definição de uma nova liderança
    O governador ainda não declarou publicamente sobre a definição de uma nova liderança | Foto: Divulgação

    Manaus - Especulações sobre uma nova liderança do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) começam a aquecer os bastidores da casa legislativa e os deputados estaduais já se articulam para conseguir a atenção do governador Wilson Lima (PSC). A função, importante para manter a comunicação direta entre o Executivo e o Legislativo estaduais, até então ocupada pela deputada estadual Joana Darc (PL), deve passar a ser executada por outro parlamentar. 

    Em mais uma dança das cadeiras na Aleam, a vaga de líder do Governo no parlamento estadual pode ser redefinida e oferecida a outro parlamentar durante os próximos meses. A deputada Joana Darc, que está de licença-maternidade, foi a escolha do governador Wilson Lima para exercer a função em 2019, mas pode deixar a função. O governador ainda não declarou publicamente sobre a definição de uma nova liderança.

    O vice-líder do Governo, deputado Saullo Vianna (PTB), afirmou que ainda não há certeza de que o governador escolherá um novo nome, mas destacou que está à disposição caso a escolha seja feita a seu favor. "Até hoje tudo que se falou sobre a troca da liderança do governo na Assembleia é especulação pois o Governador nunca tratou com nenhum deputado sobre o assunto. Como vice-líder, estou sempre a disposição para tratar dos assuntos do executivo no parlamento e articular entre os meus pares consenso. Diálogo, paciência e espírito público", afirmou.

    Segundo o cientista político Carlos Santiago, a mudança pode ocorrer em decorrência da necessidade de um líder ativo em meio a um ano de véspera de eleições. Santiago explicou que é imprescindível que o parlamentar escolhido tenha uma boa relação com os colegas deputados, para manter os diálogos abertos entre todos.

    "O governador deve buscar a reeleição. Precisa mudar a sua liderança na Assembleia Legislativa do Amazonas e ampliar sua base de apoio. Mas para isso, é preciso escolher um legislador com boa relação com os outros parlamentares e que contribua mais com diálogos do que crie conflitos", explicou.

    Além disso, o cientista político afirmou que a função de líder do poder Executivo do Estado é importante para manter uma interlocução entre os poderes. Alguns nomes que já estão sendo cogitados para assumir a função é de deputados da base governista, como Belarmino Lins (PP), Therezinha Ruiz (PSDB), o próprio Saullo Vianna e Dr. Gomes (PSC).

    "O papel do líder de governo é de facilitador da aprovação de propostas do Executivo na Casa Legislativa e de manter sempre uma interlocução entre governo e Poder Legislativo. Na base governista tem as alguns nomes com esse perfil: Belarmino Lins, Therezinha Ruiz, por exemplo", destacou o especialista.

    Informações dos bastidores apontam o deputado Dr. Gomes como um dos nomes mais fortes na disputa. O parlamentar não confirmou nem negou que pretende concorrer ao cargo, mas reafirmou que o governador ainda não declarou nada sobre o assunto. “O governador não conversou sobre o novo líder. Porém, vários nomes estão em evidência. Pela ordem: Sinésio, Adjuto Afonso e Belão (Belarmino Lins)”, apontou.

    Os deputados citados foram procurados, mas até o fechamento desta edição, não se manifestaram sobre o tema. A função de líder do Executivo na Aleam é uma parte essencial do processo legislativo, já que além nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário. Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa. 

    Leia Mais:

    Aleam aprova anistia ao comércio em caso de corte indevido de energia

    Criação da campanha de incentivo à vacinação entra em pauta na Aleam

    Novas Leis aperfeiçoam sistema de Segurança Pública no Amazonas

    Comentários