Fonte: OpenWeather

    Conscientização


    Vereador propõe PL sobre a conscientização da Síndrome de Tourette

    vereador Wanderley Monteiro (Avante), propôs nesta terça-feira (06), o Projeto de Lei Nº 114/2021, que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Tourette

     

    De acordo com o PL, a comemoração da data seria na primeira semana do mês de junho, no dia 7
    De acordo com o PL, a comemoração da data seria na primeira semana do mês de junho, no dia 7 | Foto: Divulgação

    O vereador Wanderley Monteiro (Avante), propôs nesta terça-feira (06), o Projeto de Lei Nº 114/2021, que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Dia do Portador da Síndrome de Tourette.

    De acordo com o PL, a comemoração da data seria na primeira semana do mês de junho, no dia 7. O projeto ainda determina que seja realizado eventos, palestras, seminários e debates relacionados a síndrome.

    O parlamentar disse que apesar de ser desconhecida por muitos, a sociedade precisa se preparar para procurar diagnóstico precoce e assim, evitar possíveis danos e traumas por falta de informação. “É uma síndrome bem desconhecida que deve ser lembrada por nós, parlamentares e pelo poder público. Temos que informar sobre a doença para que não haja preconceito, piadinhas maliciosas e bullyng contra as crianças e adolescentes portadores da síndrome”, disse o autor do projeto.

    A Síndrome de Tourette é uma doença que se manifesta durante a infância ou adolescência e é caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos, podendo ser motores ou vocais, simples ou complexos.

    Em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Governadores pedem à Anvisa 66 milhões de doses da Sputnik

    Câmara aprova texto do projeto sobre compra de vacinas por empresas

    Senado aprova prorrogação de entrega do IR de Pessoa Física

    Comentários