Fonte: OpenWeather

    Epis Amazonas


    Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

    Remessas de EPIs, medicamentos e mais de 1,3 mil testes rápidos foram enviados a Parintins, Pauini e Lábrea

     

    | Foto: Divulgação

    A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) abasteceu os municípios de Parintins, Lábrea e Pauini com 83,1 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), neste domingo (24). A remessa, encaminhada pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), contou ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares.

    Em Parintins, o Hospital Padre Colombo recebeu um total de 23,3 mil EPIs, enquanto 21.840 itens foram enviados para abastecer o Hospital Regional Doutor Jofre Matos Cohen. Juntas, as duas unidades receberam 7.450 máscaras, 5 mil toucas, 1.290 aventais e 22,2 mil luvas nitrílicas e de procedimento, entre outros itens. O município também recebeu 850 testes rápidos.

     

    | Foto: Divulgação

    A Unidade Mista de Lábrea foi abastecida com 14.752 EPIs e 350 testes rápidos, enquanto a Unidade Mista de Pauini recebeu um total de 23.230 EPIs e 150 testes.

    Insumos – Além de Equipamentos de Proteção Individual, as quatro unidades de saúde foram reabastecidas com medicamentos utilizados no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Entre eles estão insumos do chamado “kit intubação” e outros medicamentos padrões da rede estadual.

    O secretário executivo de Assistência do Interior (Seai) da SES-AM, Cássio Espírito Santo, destacou que os municípios do interior do Amazonas estão sendo atendidos por ordem de gravidade, com o apoio logístico dos transportes aéreos da Casa Militar.

     

    | Foto: Divulgação

    “A exemplo de Pauini, que é um município muito isolado, a pista de pouso não está dando para descer, então colocamos um hidroavião que levasse urgentemente alguns insumos para lá, devido às dificuldades logísticas. A ideia é que esse apoio logístico ao interior funcione de forma contínua e permanente, para que os municípios possam continuar abastecidos”, explicou.


    Leia mais:

    Interior do Amazonas recebe novas ações contra pandemia

    AM investe R$ 6,4 mi em medicamentos do 'Kit intubação'

    Estado afirma que segue enviando cilindros de oxigênio para o interior



    Comentários