Fonte: OpenWeather

    Hibisco


    Quer emagrecer? Prepare essa receita de chá de hibisco

    Além do potencial para queima de gordura, a bebida é eficaz para reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol

    Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso. | Foto: Reprodução

     

    Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso.
    Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso. | Foto: Reprodução

    Amplamente utilizado ao longo dos anos por suas propriedades medicinais em regiões como África, Ásia e Caribe, o chá de hibisco tem ganhado destaque na cultura ocidental. Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso.

    Isso porque o chá, entre outros benefícios, reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos. Diminuindo esse excesso, há menos acúmulo de gordura no corpo, principalmente na região do abdômen e quadris.

    De acordo com artigo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, a bebida pode ser eficaz para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol.

    Além disso, o fator emagrecedor do hibisco se dá por conta de um inibidor que bloqueia a produção de amilase, enzima que transforma o amido em açúcar.

    Outros estudos comprovam também seus efeitos cardioprotetor e vasodilatador. Assim, suas substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e diminuir o colesterol LDL (considerado ruim), triglicérides e a pressão arterial.

    Preparo e bom uso

    O chá é obtido a partir da infusão do cálice do botão seco da flor Hibiscus sabdariffa, contendo coloração rosada e sabor suave que lembra framboesa. Mas ao contrário da maioria dos chás, deve ser servido frio.

    O ideal é beber o chá após as refeições para ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, que gradualmente podem levar ao aumento do peso. Importante lembrar, no entanto, que seus efeitos serão ainda mais visíveis quando aliados a uma boa alimentação e prática de exercícios físicos.

    Obesidade e altas taxas de colesterol estão ligadas, principalmente, ao sedentarismo, maus hábitos de alimentação ou até fatores genéticos. Além do hibisco, apostar em caminhadas e numa dieta equilibrada pode ser a combinação certeira para uma vida saudável.

    Leia mais:

    O que ocorre quando sonhamos? Especialista explica como funciona!

    Estudo indica que Covid-19 pode causar impotência sexual

    Usa alho na comida? O tempero atua como medicamento natural; veja

    Comentários