Fonte: OpenWeather

    VACINA


    Grávidas vacinadas com AstraZeneca podem tomar Pfizer na 2ª dose

    Medida valerá apenas para a cidade do Rio de Janeiro

     

    A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
    A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) | Foto: Reprodução

    Rio de Janeiro - Grávidas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina AstraZenca/Oxford na primeira dose poderão ser vacinadas na segunda dose com o imunizante Pfizer. A decisão partiu da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, a partir de parecer de seu comitê científico.

    A informação foi divulgada na madrugada de hoje (29) pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, em seu perfil no Twitter. 

      Segundo ele, a vacinação pode ocorrer, desde que haja avaliação dos riscos e benefícios, feitos pelo médico que atende a gestante.  

    Soranz usou como exemplo países como Alemanha, Canadá, Dinamarca, França, Finlândia, Portugal, Suécia, Inglaterra e Itália, que recomendam ou autorizam o uso da Pfizer como segunda dose para quem se imunizou, na primeira dose, com a AstraZeneca.

    A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.

    Vacinação em Manaus 

    A vacinação contra a Covid-19 continua em Manaus, grávidas e puérperas podem receber o imunizante. Mulheres com até 45 dias do pós-parto e grávidas que não tenham comorbidades, começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 pela Prefeitura de Manaus em maio deste ano, em três pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

    A vacinação desse grupo atende a uma decisão judicial. Para receber a vacina, a gestante deverá apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante, o mesmo valendo para as puérperas. O atendimento será das 9h às 16h, nos três pontos de vacinação nas zonas Norte, Leste e Oeste.  

    Leia mais:

    Terceira dose da AstraZeneca potencializa imunidade contra a Covid-19

    Vacinação de 30 a 31 anos leva centenas de manauaras aos postos

    Vacinação para maiores de 22 anos é antecipada em Parintins

    Comentários